Prefeito anuncia novo piso salarial dos agentes de saúde e endemias

Economia
Ferramentas
Estilo

Santa Terezinha de Itaipu - PR - Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (4) no auditório da prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu, o prefeito Cláudio Eberhard anunciou aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) a implantação do novo piso salarial à categoria. Com a medida, o provento desses profissionais passará dos atuais R$ 788 para R$ 1.014, isso representa um acréscimo de 28% no salário.

A medida visa cumprir a lei federal (12.994/2014) que fixa o piso salarial dos agentes de saúde e de endemias, regulamentada pelo governo federal por meio de decreto somente no final do mês de junho deste ano.

De acordo com a legislação, a União deveria repassar ao município 95% do valor do piso a ser pago aos agentes. Entretanto, com a regulamentação, os valores repassados atualmente pelo Ministério da Saúde sofrerão um decréscimo, acarretando em ainda mais sobrecarga aos cofres municipais.

“Infelizmente o governo federal atribui mais uma responsabilidade ao município sem a devida contrapartida. Esperávamos que fosse diferente, mas infelizmente não foi o que aconteceu. Mesmo assim estamos autorizando a implantação do novo piso salarial a esses profissionais, até porque eles desempenham um trabalho fundamental na saúde pública do nosso município”, frisou o prefeito Cláudio Eberhard.

Os profissionais agradeceram o esforço da administração municipal na implantação do novo piso. “Hoje é um dia muito feliz para todos nós, porque esse era um anúncio muito aguardado por todos. Só temos a agradecer ao prefeito que mais uma vez apoia o servidor público”, disse a agente de saúde Shelli Maine Diaz.

O projeto de lei municipal para implantação do novo piso salarial dos agentes deve ser encaminhado ainda esta semana à câmara municipal. “Tenho certeza que o legislativo agilizará a aprovação do projeto para que o piso seja implantado ainda em agosto”, enfatizou o prefeito Cláudio. 

Da Assessoria - Foto: Antonio Pitondo

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar