Força-tarefa intensifica combate ao mosquito da dengue

Comportamento
Ferramentas
Estilo

Santa Terezinha de Itaipu - PR - O Departamento de Vigilância em Saúde de Santa Terezinha de Itaipu, através do setor de epidemiologia, está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungunya e vírus Zyca. Uma força-tarefa envolvendo cerca de 60 pessoas entrou em campo nesta semana com a finalidade de inspecionar todos os imóveis do município e identificar locais com água parada, ambiente onde se prolifera as larvas do mosquito.

Agentes comunitários de saúde integram a operação de guerra contra o Aedes. Durante a inspeção os moradores estão sendo orientados sobre a importância de manter o imóvel limpo. A ação começou nesta terça e segue até sexta-feira. Cada dia uma região da cidade receberá as equipes que compõe a força-tarefa. 

Com as frequentes chuvas, a orientação é que os moradores redobrem a atenção para manter os terrenos limpos, evitando água parada, ambiente propício para proliferação de larvas que em poucos dias podem se transformar no mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zyca.

De acordo com a epidemiologia, uma média de 15 denúncias chega diariamente informando sobre locais com foco de larvas do mosquito. “Em muitos desses lugares estão sendo encontradas larvas, sinal de que os moradores precisam redobrar a atenção. Locais em que menos se espera é possível encontrar foco, por isso, cada morador deve limpar com frequência o seu imóvel”, orienta a diretora da vigilância em saúde, Vanessa Hackenhaar.

Durante a força-tarefa, os proprietários de imóveis com foco de larvas do Aedes aegypti estão sendo orientados sobre a limpeza correta dos terrenos. Os imóveis que voltarem a ser alvo de denúncia serão vistoriados novamente e, caso a suspeita se confirme, poderão receber notificação e autuação que pode gerar multa de até R$ 653,60. 

“Não existe intensão de multar ninguém. O trabalho de orientação é constante, a fim de que os moradores tomem consciência de que suas vidas correm risco se houver uma epidemia de dengue e agora de outras duas doenças igualmente perigosas: Chikungunya e Zyca”, alerta a diretora da vigilância em saúde.

Dicas

Mantenha a sua casa sempre limpa, tanto seu interior quanto o quintal. Embale e descarte corretamente garrafas pet e de vidro, mantenha a laje sempre seca, limpe e nivele as calhas, mantenha as caixas de água e cisternas vedadas, lave uma vez por semana o coletor de água da geladeira e ar-condicionado, tampe os ralos que estão fora de uso com telas ou mantenha-os vedados e mantenha a piscina sempre limpa. 

Da Assessoria - Foto: Stewan Longen

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar