500+ da Suinocultura premia 15 terminadores campeões

Economia
Ferramentas
Estilo

Medianeira - PR - Quinze produtores rurais, mestres na arte de terminação de suínos, foram os atores principais do evento “500+ da Suinocultura”, promovido pela Lar Cooperativa Agroindustrial, em parceria com a empresa de genética suína Topigs Norsvin, em Medianeira, no Oeste do Paraná.

Segundo o presidente da Cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues, eles se destacaram entre 175 criadores associados à Cooperativa, por alcançar média superior a 500 pontos do índice de eficiência produtiva, equiparando-se aos melhores resultados obtidos na suinocultura mundial.

Segundo o gerente de integração pecuária da Cooperativa, Dirceu Zotti, o braço de suínos representa cerca de 5% dos negócios da Cooperativa, que somaram R$ 4,054 bilhões no ano passado. Ao todo, os suinocultores associados confiaram à Lar a comercialização, via Cooperativa Central Frimesa, de 351 mil cabeças. “Os ganhos em eficiência resultam sempre em melhor remuneração para o produtor e melhores resultados finais para a Cooperativa. Todos ganham”, observa Zotti.

Presente ao evento, o diretor para o Brasil da Topigs Norsvin, André Costa destacou a importância da integração e busca de eficiência entre os diferentes elos da cadeia de produção suína. Segundo ele, a parceria histórica entre as duas empresas Cooperativas ganha ainda maior intensidade com os novos lançamentos e com a recente fusão entre a holandesa Topigs e a norueguesa Norsvin, que resultou na segunda maior empresa de genética do mundo. “Estamos investindo 19 milhões de euros anuais em pesquisa e inovação, para assumir a liderança”, disse.

Filhos da TN70 estão chegando

A parceria firmada entre a Topigs Norsvin e a Lar Cooperativa inclui o pioneiro sistema InGene de produção em núcleo fechado, onde a granja recebe durante o povoamento, fêmeas bisavós, avós e matrizes F1. Depois, passa a produzir sua autorreposição.

A partir deste momento, a granja recebe de fora apenas sêmen dos melhores reprodutores Topigs Norsvin. O plantel de matrizes é integrado à base de dados PigBase na Holanda através de softwares que orientam o processo de seleção.

Este sistema reduz o custo genético, aumenta a biossegurança e aproxima a Cooperativa parceira do topo da pirâmide genética mundial.

VS Comunicação - texto e foto 

 

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar