Secretaria de Saúde realiza intensificação de vacina contra Tétano

Comportamento
Ferramentas
Estilo

Medianeira - PR - Visando a saúde dos munícipes a Secretaria de Saúde de Medianeira estará realizando uma intensificação de vacinação contra o Tétano para quem não tem ou não lembra que tomou; De 18 a 22 de janeiro a vacinação ser realizada exclusivamente no interior, dia 20 no Nis III das 18:30 às 21h, e dia 23 em todas as unidades, das 08h às 16h. Levar carteira de vacina e/ou documento.

O tétano é uma infecção aguda e grave, causada pela toxina do bacilo tetânico (Clostridium tetani), que entra no organismo através de ferimentos ou lesões de pele e não é transmitido de um indivíduo para o outro. O tétano decorrente de acidentes se manifesta por aumento da tensão muscular geral. Quando os músculos do pescoço são atingidos, há dificuldade de deglutição. No caso de contratura muscular generalizada e rigidez muscular progressiva, são atingidos os músculos reto-abdominais e os do diafragma, o que leva à insuficiência respiratória. O doente pode sofrer de crises de contraturas, geralmente desencadeadas por estímulos luminosos, sonoros ou manipulação da pessoa, podendo levar à morte. Já o tétano neonatal é decorrente da contaminação do cordão umbilical em recém-nascido (criança com até 28 dias de vida). Neste caso, o sistema nervoso é afetado e o tétano provoca fortes dores, fazendo com que a criança tenha contrações, chore bastante e sinta dificuldade para mamar.

Medianeira registrou um caso de tétano no final de 2015, paciente adulto jovem, sem histórico de vacinação. O tétano é uma doença grave, pois na maioria dos casos, leva à morte. A vacinação só é eficaz, se realizada as três doses e reforço a cada dez anos.

Assessoria - Foto: Divulgação

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar