Richa enaltece cooperativas premiadas no ranking Melhores do Agronegócio 2016

Geral
Ferramentas
Estilo

MEDIANEIRA - PR-  O governador Betro Richa participou nesta quarta-feira (19) de um almoço com os dirigentes de cooperativas agropecuárias da região Oeste do Paraná. No encontro, realizado na sede de Lar Cooperativa em Medianeira, o presidente Irineo da Costa Rodrigues apresentou ao governador o troféu de Melhores do Agronegócio 2016, conferido pela revista Globo Rural e entregue na última segunda-feira (17), em São Paulo.

Dos 20 melhores do ranking deste ano, cinco são cooperativas, das quais quatro do Paraná.

A Lar venceu na categoria Alimentos e Bebidas. Além dela, foram premiadas a C.Vale (Palotina), na categoria Atacado e Varejo; a Coamo (Campo Mourão) em Industria de Óleo e Soja, e a Integrada (Londrina), na categoria Produção Agropecuária. O presidente da Lar também presenteou o governador com uma réplica do Troféu alusivo a inauguração do novo Centro de Eventos da cooperativa (que acontece na noite desta quarta-feira).

REFERÊNCIA - Participaram da reunião em Medianeira os presidentes da Copagril, Ricardo Chapla; da Ocepar, José Roberto Ricken; da Frimesa, Valter Vanzella; da Coopavel, Dilvo Grolli; da C. Vale, Alfredo Lang; da Lar, Irineo da Costa Rodrigues; da Copacol, Valter Pitol e o presidente da Primato, Ilmo Welter.

O governador enalteceu as conquistas das cooperativas paranaenses. "Presto um reconhecimento às cooperativas pela eficiência e organização do setor, que é referência para o Brasil”, disse ele. Irineo da Costa Rodrigues, também enfatizou que as cooperativas paranaenses estão entre as melhores do Brasil no agronegócio e destacou, principalmente, a gestão profissionalizada das organizações. Ele fez um reconhecimento ao apoio do governo estadual para investimentos em expansão das cooperativas.

Richa disse que o Governo do Paraná apoio o setor agropecuário e as cooperativas, porque geram empregos e movimentam a economia, principalmente do interior, fazendo com que o crescimento e o desenvolvimento seja mais bem distribuído em todas as regiões do Estado. Ele citou a agência paranaense do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que oferece financiamento ao agronegócio. O banco bateu recorde de financiamento para as cooperativas agropecuárias nos últimos cinco anos.

O apoio também se dá, segundo o governador, pela melhoria na infraestrutura do Estado, o que contribui para diminuir o custo da produção no Estado. Ele mencionou os investimentos na malha rodoviária, a adequação de 3,5 mil quilômetros de estradas rurais, os investimentos em estrutura, equipamentos e melhoria na gestão do Porto de Paranaguá e os investimentos na Ferroeste.

No reunião das cooperativas foram discutidas diversas ações do projeto Oeste em Desenvolvimento. Foi assinado com o diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, um convênio para um projeto que pretende levar energia fotovoltaica a propriedades rurais.

Também participaram do almoço o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, e o secretário especial para Assuntos Fundiários, Hamilton Serigheli.

Foto: Divulgação

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar