Quarto de Hóspedes

Ambientes
Ferramentas
Estilo

FOZ DO IGUAÇU - PR - Receber hóspedes pode não ser uma tarefa tão simples quanto a princípio parece. Quando abrimos nossa casa para amigos ou parentes compartilharem momentos com nossa família, ou apenas para serem acolhidos em algum momento especial de suas vidas (ou das nossas), é de grande importância que possamos proporcionar uma experiência agradável, que passe a fazer parte das boas memórias que cultivamos ao longo da vida. Aconchego, sobriedade e leveza são qualidades presentes no estilo de decoração escandinava, provenientes da Europa do século XX, utilizadas pelas autoras do Quarto de Hóspedes da Iguassu Decor.

As criativas arquitetas Estela e Nathália Rauber se inspiraram nos lofts americanos, e ao incorporarem os traços e elementos da decoração escandinava ao seu projeto, transformaram o ambiente na materialização do "quarto de hóspedes dos sonhos", que parece ter sido tirado das páginas de uma revista de decoração. A arrojada proposta das mãe e filha, Estela e Nathália, é o caminho inverso: criar um ambiente tão próximo do sonho, que muito bem poderia, e deveria, estar nas páginas das melhores revistas de decoração de todo o mundo.

O estilo escandinavo proporciona essa leveza, aliada à uma intensa dose de austeridade, sem perder, no entanto, a sensação de acolhimento, de comodidade, de conforto, o que explica o crescente número de designers de interiores em todo o mundo se declarando verdadeiramente apaixonados pelo estilo. O uso intenso, quase abusivo de cores como o branco, o bege e o cinza, criam a neutralidade que combina com qualquer tipo de móveis e, neste projeto em específico, a adoção do mobiliário combinando com os tons do projeto, levemente envelhecidos, garante o inigualável charme do ambiente.

Já ao entrar no Quarto de Hóspedes, os visitantes são impactados pelo teto de madeira aparente, ressaltado pelo pé direito duplo, que conferem grande destaque para o espaço. Em pleno 2016, em meio à crescente moda dos móveis planejados, as arquitetas ousaram transformar uma cristaleira em guarda-roupas, mostrando que qualquer móvel de família pode ser adaptado para outras funcionalidades, sem perder a beleza e o seu charme original. É absolutamente impossível entrar e não se apaixonar instantaneamente!

"Queria sair do padrão em voga, do uso do gesso, da opção pelo usual. A escolha foi em função da busca por algo novo, mas dentro do estilo adotado, então nos foi muito natural a definição pelo pinus para a criação de um teto americano. Por óbvio a preferência levou em conta a questão da sustentabilidade e a madeira eleita é certificada, proveniente de reflorestamento, o que confere um custo mais baixo, mantendo a necessária harmonia no ambiente e combinando perfeitamente com os demais materiais utilizados", ressalta Estela.

A simplicidade pode, sim, ser sofisticada

Nathália explica que, "para quebrar a frieza e neutralidade do branco, as arquitetas optaram pela utilização de materiais naturais, como a madeira, a lã e o linho. Pequenos detalhes na composição, como um tímido vaso de plantas, ou mesmo os objetos deixados discreta e despretensiosamente sobre a chaise, criam essa impressão de ambiente despojado e alegre, apesar do excesso de branco". O estilo escandinavo confere essa sensação de bem estar, tão desejada e mais próxima das pessoas e seus estilos de viver a vida.

A Iguassu Decor 2016

A Iguassu Decor é a maior Mostra de Arquitetura, Decoração e Paisagismo da Tríplice Fronteira, que ofertará por um período de tempo limitado mais uma grande atração para os turistas que vêm visitar uma das Novas Maravilhas Naturais: as Cataratas do Iguaçu.

Foz do Iguaçu conta com aproximadamente 80 nacionalidades. A Cidade das Cataratas, como ficou conhecida, está localizada no extremo oeste do Paraná, na fronteira com a Argentina e o Paraguai, e é um importante centro turístico e econômico paranaense e o segundo destino turístico mais visitado por estrangeiros no Brasil, ficando atrás somente da cidade do Rio de Janeiro. Tem cerca de 260 mil habitantes e um população flutuante de pelo menos outros 100 mil, e é caracterizada por sua incomensurável diversidade cultural.

A Iguassu Decor 2016 é a primeira mostra do gênero a apresentar um novo conceito de curadoria, integrando obras de renomados artistas plásticos, criadas especialmente para cada um dos ambientes, de forma a integrá-las ao conceito individual de cada profissional responsável pela transformação de uma casa semiacabada e abandonada há mais de uma década, em uma das mansões de mais alto bom gosto da fronteira.

São 43 dias de Mostra, para os quais estão previstas diversas atividades como palestras, rodas de debate, exposições artísticas, eventos técnicos e culturais, apresentações musicais, desfiles, etc. Lançamentos exclusivos, festas e coquetéis serão uma constante durante a Mostra que, muito mais que um grande business, será uma grande festa.

Ao todo, a Mansão apresenta 38 ambientes, totalmente remodelados por 52 dos melhores e mais renomados profissionais da área.

Fotos: Enio Jorge Job

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar