Hambúrguer de jaraqui e pirarucu estará na merenda escolar de Manaus

Ferramentas
Estilo

MANAUS - AM - O hambúrguer, pode fazer parte da merenda escolar da rede estadual do Amazonas. A comida em questão é feita de jaraqui e pirarucu, dois dos peixes populares da bacia amazônica com o maior valor nutricional. A ideia pode ser implementada ainda este ano em três escolas estaduais do município de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus). A iniciativa faz parte de um projeto de conclusão de curso feito em 2012, pelo funcionário público Francisco Inan, 32.

O fishburguer foi desenvolvido por ele no curso de Tecnologia de Alimento da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O produto passou por análises laboratoriais e está dentro dos padrões de consumo exigidos pela legislação brasileira.

O hambúrguer de peixe é feito com 75% de carne de jaraqui e 25% de pirarucu. A mistura das duas espécies dar um sabor a mais para o sanduíche. “Fica maravilhoso e tem a questão do alto teor nutritivo, pois são ricos em proteínas, minerais, vitaminas do Complexo “B”, fósforo, ômega 3 e 6 e antioxidante natural. E, além de trabalhar com o pescado carro chefe de Beruri, o projeto também busca valorizar a produção desses peixes, que muitas vezes não gera renda para o município”, disse Inan.

Sobre a implementação do fishburguer na merenda escolar, o secretário estadual de Educação Algemiro Ferreira Lima, disse que o processo está em andamento. Conforme ele, o projeto precisa passar por uma revitalização para poder se enquadrar na parceria que a Seduc quer firmar. “Conversei com o responsável pelo projeto e dentro de 30 dias devemos dar início a parceria. Inicialmente, o projeto piloto começará em Beruri, mas se a produção de hambúrguer de peixe for grande poderá ser comprada pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e fazer parte do nosso cardápio a partir de 2017”.

Fonte: O artigo é de autoria de Caroliny Nogueira, para a Revista Pesca Esportiva, reproduzido com autorização da editora, através de parceria firmada com o Jornal do Iguassu. A Revista Pesca Esportiva é a maior revista do gênero na América Latina, foi fundada em 1966 e tem circulação mensal, é editada pela Editora Grupo 1, de São Paulo.

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar