Prevenção ainda é o melhor remédio para evitar o incômodo desconforto do enjoo

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Não há um método de prevenção 100% eficaz para o enjoo causado pelo balanço das ondas do mar. O problema afeta de forma extremamente diferenciada cada pessoa e varia conforme características biológicas e psicológicas. No entanto, algumas simples recomendações podem ajudar a reduzir as chances de você ser afetado pelo “mal dos mares”. Veja algumas dicas que podem evitar que o tão esperado e desejado passeio no mar se torne uma lembrança indesejável:

1. Alimentação antes: coma sem exageros, evitando gorduras, condimentos, excesso de sal ou açúcar, derivados de lactose, bebidas à base de cafeína e, principalmente, bebidas alcoólicas.

2. Descanso: uma boa noite de sono na véspera é fundamental. Se achar necessário, tome um remédio anti enjoo antes de dormir. A palavra do médico é importante na escolha do medicamento, a maioria costuma causar uma desconfortável sonolência.

3. No dia: ao se levantar, não fique em jejum. Se for o caso, tome outro comprimido pelo menos uma hora antes da navegação. E embarque com a tralha pronta: concentra-se em algo fixo em meio ao balanço das ondas é quase assinar o atestado de mal-estar.

4. Alimentação durante: frutas frescas são boas opções. Evite a s indigestões e dê preferência às cítricas. Para beber, água sem gás, água de coco e isotônicos. Uma excelente alternativa, sem efeitos colaterais, é a raiz de gengibre na forma de chá. Água é fundamental, em poucas quantidades, diversas vezes ao dia.

5. Outras atitudes que previnem o mal-estar:
Ficar na popa da embarcação, onde balança menos, evitando entrar na cabine. Prefira locais ventilados, livres de fumaça de gasolina, óleo diesel ou do odor de iscas naturais.
Manter o olhar distante, mirando o horizonte ou algum ponto fixo na costa, sempre evitando olhar para baixo.

6. Enjoou mesmo assim? Procure manter-se hidratado. Banho gelado também é indicado, mas nunca beba água do mar – o excesso de sal provocará desidratação e agravará a situação. Se perceber uma leve melhora, procure descansar e feche os olhos para cessar o conflito entre as informações vindas da visão e do labirinto. Dormir é um ótimo remédio, você tem boas chances de acordar melhor do que antes.

 

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