Jararaca marinha

Ferramentas
Estilo

Raramente vista, a cobra-pintada chega a 2 metros e não hesita em usar seus dentes contra quem a deixa irritada

A cobra-pintada (Ophichrhus ophis), raramente vista por ser peixe que vive enterrado em fundos de areia e dificilmente fisgada. Frequenta os 20 a 50 metros de profundidade, próximo a corais e rochas. Normalmente fica só com a cabeça de fora, como que observando, mas na realidade está atenta a tudo o que passa por perto, especialmente peixes e polvos de que se alimenta.

 

Bicho noturno, sai da toca de maneira mais ativa após o entardecer em busca de presas. Mergulhadores têm dificuldade em observá-la porque a cor da cabeça se parece muito com a da areia; ela os deixa se aproximarem, confiante em seu disfarce e tamanho (cresce até cerca de 2 metros, embora sejam mais comuns menores), e é preciso cuidado porque pode morder com vontade, machucando bastante. 

A foto de corpo inteiro foi feita por Cláudio “Buia” Sampaio, um de nossas melhores cientistas-mergulhadores, que tem conseguido flagrante espetaculares e muito raros como esse. Também conhecida por miroró e jararaca, a cobra-pintada pertence à família Ophichthidae, que, no Brasil, conta com pelo menos 30 espécies conhecidas. Ocorre no Atlântico Tropical, no Ocidental desde a Flórida Bahamas, Bermudas e Caribe até Santa Catarina.

Foto: Cláudio Buia Sampaio

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar