CURITIBA - PR - A indústria do Paraná fechou o primeiro semestre com alta de 2,5% na produção, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foi o terceiro maior crescimento da indústria de transformação do País, atrás de Santa Catarina (3,3%) e Amazonas (2,7%). Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física - Regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia mais...

BRASÍLIA - DF - O governador Beto Richa se reuniu com um grupo de nove embaixadores nesta quinta-feira (10), em Brasília, para apresentar o potencial do Paraná para investimentos externos. A reunião teve a participação de representantes dos Estados Unidos, China, Japão, França, Espanha, Itália, Ucrânia, Alemanha e Suécia. Juntas, estas nações somam 58,63% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

Leia mais...

CURITIBA - PR - O Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), empresa vinculada à Secretaria da agricultura e Abastecimento, está comemorando os resultados obtidos com a parceria estabelecida com a Secretaria de Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Nos últimos dois anos, o trabalho conjunto permitiu o avanço da olericultura orgânica na Região Metropolitana de Curitiba e o início de atividades como a produção de leite orgânico e, recentemente, de ovos orgânicos.

Leia mais...

CURITIBA - PR - Cinco dias parece pouco, mas para os agricultores faz toda diferença. Esse fato se refere a redução da proibição do plantio de soja, durante o chamado vazio sanitário, que foi reduzido de 97 dias para 92 dias no Estado do Paraná. A nova data está vigorando entre 10 de junho a 10 de setembro. A mudança consta na portaria 202/2017 publicada pela Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), atendendo a uma reivindicação do deputado Marcio Pacheco, de outros parlamentares, agricultores e cooperativas, para o plantio da segunda safra de soja, a chamada “soja safrinha”.

Leia mais...

CURITIBA - PR - O deputado estadual Marcio Pacheco (PPL) impetrou hoje (04) uma ação popular contra a Sanepar e a Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná) na Vara da Fazenda Pública, em Cascavel, solicitando a suspensão imediata do reajuste da conta de água, que entrou em vigor em 1º de junho no Estado do Paraná. Dentre as irregularidades apontadas estão o aumento abusivo e extorsivo de 95,02% na alteração da taxa mínima de consumo de 10 para 5 metros cúbicos, falta de transparência e publicidade na realização da consulta e audiência pública e o não cumprimento da Lei Estadual 13.755/2002 que proíbe a cobrança da tarifa mínima, sem a prestação devida do serviço.

Leia mais...

QUERÊNCIA DO NORTE - PR - O município de Querência do Norte, no Noroeste do Paraná, é o reduto do ginseng brasileiro. Por seus 914 quilômetros quadrados repletos de terra úmida, a planta medicinal impera principalmente nas ilhas e várzeas do Rio Paraná, o segundo maior rio da América do Sul, localizado bem próximo ao pequeno município com pouco mais de 12 mil habitantes.

Leia mais...

PARANÁ - BRASIL - A Emater – vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – auxilia pequenos produtores paranaenses na elaboração de projetos técnicos para financiamento para custeio das lavouras ou investimento em melhorias na propriedade. A expectativa do órgão é repetir o resultado do último ano agrícola – os profissionais do instituto viabilizaram 16,8 mil contratações que resultaram na liberação de R$ 469 milhões em crédito para as famílias atendidas.

Leia mais...

Mais artigos...