BOPE promove exposição em shopping de Curitiba em alusão ao aniversário da PMPR

Comportamento
Ferramentas
Estilo

CURITIBA - PR - A população que circular pelo Shopping Estação, em Curitiba (PR), nesta sexta-feira (25/08), sábado (26/08) e domingo (27/08) poderá conhecer mais sobre o trabalho do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Paraná (BOPE). A exposição, organizada em alusão às comemorações dos 163 anos da PMPR, tem a intenção de aproximar a sociedade da corporação e de mostrar os equipamentos que são utilizados no trabalho das seis subunidades do batalhão.

Esta é a segunda edição do evento feito em parceria com o shopping que cedeu o espaço para a instituição. A exposição conta com a participação das seis subunidades do BOPE: a Companhia de Operações com Cães (COC), a Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), o Comandos e Operações Especiais (COE), o Esquadrão Antibombas (EAB), a Equipe de Negociação (EN) e a Companhia de Polícia de Choque (CiaPChoque). Todas elas estão presentes com seus respectivos equipamentos utilizados durante os trabalhos de cada uma.

De acordo com o Subcomandante do BOPE, major Darany Luiz Alves de Oliveira, a exposição já se tornou uma parte cultural da unidade. “Desta forma o policial do BOPE consegue mostrar para a população qual o verdadeiro serviço e treinamento do batalhão, além de expor os materiais, as roupas e explicar o que o diferencia das outras tropas”, diz.

A Companhia de Operações com Cães está presente com seus animais no local para que a população possa conhecê-los, o que deixou o pequeno Júlio César, de apenas 11 anos, muito feliz. “Gostei muito de brincar com o cachorro e de ver os equipamentos da polícia”, conta o menino acompanhado pelo tio, Tiago Liabel, que conversou com um policial do COC e também gostou da exposição. “Eu não conhecia esses materiais e achei bem interessante. É bom trazer isso para um ambiente aberto, muito bacana o trabalho”, conta.

Quem também aproveitou para conhecer os materiais do BOPE foi o estudante de engenharia elétrica, Kelbi de Souza Costa, que foi com um grupo de amigos. “Eu já tinha ido à uma exposição do COE, mas aqui eu também pude ver o caminhão e as viaturas que eles usam. Conversamos com o soldado da PM sobre os equipamentos eletrônicos e os robôs, que é a área que estou estudando. Fiquei muito fascinado”, explicou.

No evento os policiais no evento conversam com a população e contam mais sobre o trabalho desenvolvido por cada subunidade. José Augusto Rei estava passeando pelo shopping com a esposa quando parou para conversar com um dos militares estaduais. “Eles são bastante solícitos, nós conhecíamos muito pouco dos materiais utilizados e hoje pudemos nos aproximar e saber mais”, afirma. Ele acredita que ações como esta são relevantes para que a população veja a importância do policial na sociedade no combate à violência e segurança das pessoas.

O major Darany ainda acredita que ações como esta podem inspirar os jovens a entrar para a Polícia Militar. “Aqui nós explicamos que somos uma subunidade da PM e que para entrar para o BOPE é necessário ser um excelente policial militar e então realizar os cursos e concursos. Exige muito esforço e dedicação”, conclui.

A expectativa é de que milhares de pessoas passem pelo local nesses três dias e se sintam mais próximas ao trabalho do BOPE. O evento ainda conta com um espaço kids para as crianças se divertirem com pinturas de rosto, algumas brincadeiras e jogos educativos. A exposição está aberta ao público na praça de eventos, no piso L1 do Shopping Estação (Avenida Sete de Setembro, nº 2.775, bairro Rebouças), na sexta e sábado das 10 horas às 22 horas e no domingo das 12 horas às 20 horas.

Reportagem: Marcia Santos
Foto: Soldado Levi Junior

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar