Exposição sobre gravuras históricas no MON encerra nesta semana

Geral
Ferramentas
Estilo

CURITIBA - PR - O Museu Oscar Niemeyer (MON) encerra no próximo domingo (23) a exposição Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural, uma parceria entre o museu e o Itaú Cultural. A mostra está em cartaz desde 30 de março de 2017 e apresenta um conjunto de cerca de 150 gravuras dos séculos XV a XIX.

Com curadoria de Marcos Moraes, estão presentes artistas como Edouard Manet, Eugène Delacroix, Francisco Goya, Henri de Toulouse-Lautrec e Rembrandt van Rijn, com a apresentação de um lado inusitado da produção artística deles. A exposição conta ainda com obras de Martin Schongauer, um dos primeiros gravuristas de que se tem notícia. De sua autoria, a gravura Cristo Carregando Cruz, de 1475, é a mais antiga da exposição.

Outros destaques presentes são os artistas do século XIX Gustave Doré e as ilustrações que fez para o livro A Divina Comédia, de Dante Alighieri, e o caricaturista Honoré-Victorien Daumier. Dele, são expostas diversas imagens, uma delas o original de uma charge publicada no jornal Le Charivari, um dos principais veículos franceses no período.

NÚCLEOS - No espaço expositivo as obras são divididas em núcleos, cada um deles representando um século. Um texto situa o visitante quanto às técnicas presentes no período, assim como as principais temáticas representadas.

Verbetes explicam cada uma das técnicas: xilogravura, grafia em metal e seus diversos tipos, como buril, água-forte e água-tinta, e litografia. De forma didática, a exposição se vale de um recorte representativo dessa modalidade artística, pela diversidade de técnicas, temas e destinações das gravuras.

SOBRE MARCOS MORAES - Doutor em Arquitetura e Urbanismo (2009), graduado em Direito (1979) e Artes Cênicas (1987), com especialização em Arte-Educação e Museu, todos pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é coordenador do Curso de Artes Plásticas e de Produção Cultural, além dos Programas Internacionais de Residência Artística (Cité des Arts e Residência Artística Faap), ambos da Fundação Armando Alvares Penteado Faap, onde também é docente (graduação e pós-graduação) em História da Arte e Desenvolvimento de Projeto Integrado.

Reportagem: Agência Estadual de Notícias - AEN-PR

 

 

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar