Conclui primeira fase da construção da Santa Casa de Paranavaí

Geral
Ferramentas
Estilo

PARANAVAÍ - PR - A primeira fase das obras da nova unidade da Santa Casa de Paranavaí, no Noroeste do Paraná, foi concluída. As equipes de trabalho responsáveis pela execução finalizaram a construção dos setores de administração, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Centro Cirúrgico, refeitórios, cozinha, lavanderias e parte das alas de internação do hospital.

Dos sete blocos previstos, quatro deles já estão com toda estrutura completa, desde as instalações elétricas até o revestimento dos pisos.

A nova edificação terá 7,4 mil metros quadrados de área construída e atenderá cerca de 260 mil pessoas de 28 municípios da região. O investimento total na construção é de R$ 9,5 milhões, feito pelo Governo do Paraná, por meio de um convênio da Secretaria de Estado da Saúde, e R$ 500 mil de contrapartida da Santa Casa.

“O andamento das obras seguiu conforme o previsto, a estrutura da UTI e do Centro Cirúrgico compreendem uma importante etapa dos trabalhos. Em 2017, devem ser concluídas as obras nos blocos restantes e em toda estrutura de acesso ao local”, afirmou Marcos Antônio Franco, engenheiro da Paraná Edificações e fiscal da obra da Unidade Morumbi da Santa Casa de Paranavaí.

Conclui-primeira-fase-da-construcaoda-Santa-Casa-de-Paranavai

O novo hospital terá 126 leitos, dos quais 12 serão de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A estrutura do centro cirúrgico conta com quatro salas para cirurgia, sala de almoxarifado, farmácia especial e pisos com revestimentos que atendem normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Toda a obra tem a fiscalização e acompanhamento da Paraná Edificações, que garante também as medições dos serviços já executados. São analisados diversos itens nas construções, desde o canteiro de obras, fundações, estrutura, alvenaria, impermeabilizações, revestimentos e instalações, por exemplo.

Conclui-primeira-fase-da-construcaoda-Santa-Casa-de-Paranavai

NOVAS OBRAS – O processo de licitação para a próxima etapa prevê uma série de serviços. Entre eles, as obras de novas alas de internação, salas de diagnóstico e todo paisagismo da Santa Casa. Também será construído um estacionamento com capacidade de aproximadamente 200 veículos, vagas exclusivas para motos e bicicletários. A previsão é que essas obras sejam executadas até o final de 2017.

BENEFÍCIOS – O novo hospital gerará empregos. Para o pleno funcionamento da unidade, a estimativa é que sejam necessários cerca de 430 profissionais, entre médicos, farmacêuticos, enfermeiros e funcionários de áreas administrativas. A Santa Casa de Paranavaí já tem uma sede no Centro da cidade, que trabalha atualmente com 170 leitos. Com a implantação da nova unidade, o aumento de capacidade de atendimento será de 75% considerando toda estrutura nova. Outro benefício será a ampliação de atuação em alta complexidade, como oncologia e cardiologia, que devem ser integradas no futuro.

Foto: JorgeWoll

 

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar