Furacão Maria toca terra no sudeste de Porto Rico com categoria 4

Geral
Ferramentas
Estilo

MIAMI - EUA - O furacão Maria tocou a terra nesta quarta-feira (20) às 6h15 local (7h15 em Brasília) em Porto Rico, com categoria 4 e ventos de 250 quilômetros por hora (km/h), informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Os meteorologistas americanos informaram, em boletim especial, que o Maria passou próximo ao município de Yabucoa, no leste de Porto Rico, em cujo porto foi registrado um aumento do nível do mar de 1,3 metro.

O furacão, que passou para a categoria 5 em apenas 24 horas na segunda-feira (18), já tocou a terra nas Ilhas Virgens Americanas, em Guadalupe, Martinica e Dominica, entre outras, onde deixou pelo menos dois mortos e diversos danos materiais.

Maria está a 35 quilômetros da ilha município de Vieques e a 55 quilômetros a sudeste de San Juan, e se desloca para o noroeste a uma velocidade de 17 km/h.

A última trajetória estimada do Maria indica que o ciclone atravessará Porto Rico desde o Sudeste ao Noroeste para, posteriormente, passar na costa nordeste da República Dominicana entre hoje e amanhã depois pelas Ilhas Turks e Caicos.

Os ventos do furacão se estendem por até 95 km/h, e os seus ventos de tempestade tropical são sentidos a até 240 quilômetros, indicou o NHC, com sede em Miami.

O sétimo furacão da temporada no Atlântico, e quarto de grande categoria, alcançou Porto Rico menos de duas semanas depois de o país sofrer com o impacto de outro furacão, o Irma, que deixou três mortos.

Maria superou o Irma como o furacão mais poderoso da temporada, com uma pressão de 909 milibares, horas antes de alcançar o litoral de Porto Rico, que não recebia um ciclone de categoria 5 desde 1928.

Fonte: Agência EFE
Edição: Graça Adjuto
Foto: Agência Brasil

 

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar