Sol Pedras promove aula sobre Resíduo Zero a alunos de Paisagismo

Eventos
Ferramentas
Estilo

FOZ DO IGUAÇU - PR - Cuidar do meio ambiente e promover ações sustentáveis são duas atitudes mais que desejáveis em qualquer empresa que, em seu processo de fabricação, extração ou transformação, cause algum tipo de impacto ambiental. Em Foz do Iguaçu, a Sol Pedras é pioneira na adoção de medidas e programas que reduzam tal impacto, tendo recebido, inclusive, reconhecimento internacional pela atitude arrojada e empreendedora de seus sócios-proprietários.

Com o Programa Resíduo Zero, Celso e Mariângela Luckmann conseguiram a proeza de, em uma empresa que extrai rochas ornamentais (granitos, mármores, ardósias, etc) e os transforma em subprodutos como pias, bancadas, acabamentos para pisos e paredes, atingir um estado de produção de resíduos equivalente a zero. Na manufatura, as pedras são recortadas, conforme a necessidade de cada projeto, restando ao final do processo o equivalente a 20% de todo o montante de pedras, como resíduos. Na Sol Pedras, isso não acontece. A empresa implantou um Atelier de Mosaicos, que reaproveita cada recorte de pedra, criando lindos mosaicos compostos, que valorizam qualquer ambiente, do mais simples ao mais requintado.

"Na Sol Pedras temos um firme compromisso com a sustentabilidade e com o meio ambiente. Justamente por isso, damos grande importância à disseminação da ideia e da vontade de se estabelecer processos produtivos em todas as áreas com impacto zero e nenhuma produção de resíduos, ou quando não for possível essa meta ideal, com a menor produção de resíduos e o mais baixo impacto ambiental", ressalta Mariângela.

Essa vocação para a sustentabilidade levou a Sol Pedras a buscar formas de mostrar, principalmente aos jovens, que a cultura do empreendedorismo não só pode, como deve passar pela consciência ambiental e o compromisso com a sustentabilidade. Com esse objetivo, Mariângela e Celso se disponibilizam para a realização de palestras sobre o tema, com ênfase na atitude inovadora que o casal de empresários precisou assumir para superar os diversos obstáculos na efetivação do Projeto Resíduo Zero.

Na tarde desta segunda-feira (21), a Sol Pedras patrocinou uma palestra aos alunos de Paisagismo de uma faculdade de Arquitetura e Urbanismo iguaçuense, quando mais algumas sementes foram plantadas para garantir, no futuro, um planeta mais protegido, com um meio ambiente menos agredido e, por certo, o surgimento de novos processos de redução de resíduos e minimização do impacto ambiental, advindos dessas novas e brilhantes mentes que, em breve, sairão dos bandos das universidades.

A palestra foi no Soho Resto & Lounge Bar, criação da competentíssima arquiteta Luciana Zamecki, e o tema proposto foi: "Resíduo Zero e Sustentabilidade Ambiental". Participaram 25 alunos e o sucesso foi maior que o esperado. Antes da palestra os alunos conheceram o Programa Resíduo Zero aplicado à Mostra e, naturalmente, ficaram encantados, externando a intenção de retornarem para uma visita mais detalhada à Iguassu Decor. A Sol Pedras agendou, também, uma visita à empresa, para que os acadêmicos possam conhecer o processo de logística reversa aplicado à marmoraria.

Fotos: Enio Jorge Job

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar