Especialista faz palestra sobre inteligência emocional no trabalho

Comportamento
Ferramentas
Estilo

FOZ DO IGUAÇU - PR - O gerenciamento das emoções é vital para o cotidiano de uma empresa, fator de sucesso para o ambiente de negócios tão importante quanto o nível técnico dos profissionais. O desempenho comportamental nas empresas será tema da palestra "Inteligência Emocional no Trabalho", ministrada pelo professor e escritor Marcus Garcia, de Curitiba. O evento acontece no dia 5 de outubro, às 9 horas, no Centro de Capacitação do Sindhotéis, em Foz do Iguaçu. 

O diálogo é uma oportunidade para empresários e funcionários de todos os ramos, estudantes, professores, psicólogos, educadores e gestores de recursos humanos conhecerem ou aprofundarem seus conhecimentos sobre os benefícios da inteligência emocional aplicada às relações de trabalho. A formação é promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) - Regional Oeste do Paraná, sendo necessária a inscrição prévia para a participação.

Pedagogo, pesquisador em educação e especialista em Gestão do Conhecimento, o professor Marcus Garcia percorre o país ministrando palestras sobre inteligência emocional, sendo considerado um dos maiores especialistas brasileiros sobre o tema. “O objetivo da palestra é mostrar que as pessoas têm a capacidade de compreender seu desempenho na sociedade se souberem como gerenciar as suas emoções e as dos outros”, enfatiza Marcus Garcia.

Durante o treinamento, o professor Marcus Garcia mostrará como é possível conhecer a inteligência emocional em cada pessoa, entender como ela funciona e quais as boas práticas para utilizá-la para o desenvolvimento do ambiente das empresas. Os participantes também terão a oportunidade de fazer a avaliação individualizada do seu Quociente Emocional (QE), entendendo qual é a tendência do comportamento de suas próprias emoções.

O Gerente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Gilberto Braga, relaciona ambiente emocional saudável à empregabilidade. “Se a iniciativa privada faz sua parte cuidando do desenvolvimento profissional do trabalhador, por meio de treinamentos e de palestras, isto é fundamental para a permanência e a satisfação do trabalhador”, enfatiza. “É uma forma de elevar os índices de retorno do cliente em todas as esferas do setor produtivo e de serviços, assegurando a empregabilidade do trabalhador”, conclui.

Emoções saudáveis, empresa produtiva

A coordenadora do curso de Psicologia da Uniamérica, professora Lissia Pinheiro, destaca a importância da inteligência emocional como possibilidade de sucesso nas diversas áreas humanas, por meio do aprimoramento de habilidades como autoconhecimento, controle emocional, capacidade de automotivação, empatia e sociabilidade. A psicóloga aponta a importância de se administrar as situações relacionadas ao estresse e à ansiedade.

“Uma organização hoje que busca excelência deve ser uma organização emocionalmente inteligente”, reflete a psicóloga Lissia Pinheiro. “Competência técnica é importante, porém deve estar aliada às competências comportamentais e emocionais. De nada adianta ter um conhecimento técnico se o profissional não souber lidar com o cotidiano da empresa nem relacionar-se com os colegas de trabalho”, explica a docente.

Boas relações na empresa

O vice-presidente da ABIH/Regional Oeste do Paraná, Jefferson Amorim, ressalta o valor do equilíbrio do trabalhador em todos os cargos e níveis hierárquicos. Para ele, o líder emocionalmente inteligente usa essa habilidade para a conciliação, visando garantir bons resultados à empresa e excelência do serviço prestado ao cliente. “São esses procedimentos que serão tratados na palestra com o professor Marcus Garcia”, informa.
“Saber como filtrar todas as formas de pressão no ambiente de trabalho, desenvolver a capacidade de receber e dar feedback na forma de boa orientação a seus liderados, princípios que são a base de sustentação e de desenvolvimento de uma empresa, são os principais objetivos da palestra”, expõe Jefferson Amorim. “A formação promovida contribuirá para a qualificação profissional e a melhoria do ambiente de trabalho na hotelaria, no turismo e nos demais segmentos empresariais da cidade”, finaliza.

Benefícios e avaliação quociente emocional

O participante do treinamento em inteligência emocional terá condições de usar as emoções a seu favor, tomar decisões equilibradas e mais assertivas, aperfeiçoar sua habilidade de persuasão e comunicação. A formação ainda irá aprimorar a capacidade de cada pessoa em liderar de forma criativa com foco nas soluções, construir relacionamentos mais saudáveis, avaliar a capacidade de dar e receber feedback e avaliar o quociente emocional.

SERVIÇO
Palestra "Inteligência Emocional no Trabalho", com Marcus Garcia
Quando: 05 de outubro (quarta-feira), das 9 às 12 horas
Onde: Centro de Capacitação do Sindhotéis - Foz do Iguaçu
Inscrições e informações: (45) 3027-1238, Whatsapp 9942-4533, email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou www.abihoestepr.com.br
www.deangelieventos.com.br
www.festivaldeturismodascataratas.com

Foto: Grampo Comunicação

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar