Qual é o diferencial da sua empresa?

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Muitas vezes quando pergunto para empresários qual é o fator que diferencia sua empresa da concorrência, as respostas são muito parecidas. Eles citam o atendimento, qualidade do serviço, produto diferenciado, e por aí vão as respostas que qualquer um pode dar. A grande questão é: Seu concorrente pode falar a mesma coisa que você divulga? Não vamos entrar no mérito de ser ou não melhor, mas sim da possibilidade de confundir o prospecto com a mesma resposta. Eu duvido que seu concorrente diria algo como “meu atendimento é péssimo, mas quero vender pra você”.

Para que um cliente em potencial veja que, realmente, sua empresa têm um diferencial, é preciso ter algo que faça com que ele compre de você antes mesmo de usufruir do produto ou serviço que você vende. Ele deve comprar da sua empresa pelo poder de encantamento que sua mensagem provocou sobre a necessidade dele.

Marketing é criar diferença, mesmo quando não existe. Confuso? Vou pontuar os 3 pilares para moldar seus diferenciais e conquistar prospectos: Vantagem Específica: Toda publicidade deve propor algo para o consumidor. Cada mensagem publicitária deve apresentar uma vantagem específica que seja estimada pelo público-alvo. Tem que ser importante para seu cliente, não somente para você. Conheço empresários tão apaixonados pela sua empresa que ficam cegos para aquilo que o cliente realmente quer e fazem somente o que desejam. Pergunte diretamente para seu cliente o que ele entende que seria uma vantagem para ele ao comprar em seu negócio. Ser única: A proposta deve ser algo que a concorrência não possa oferecer ou não esteja oferecendo. Ela deve ser única, seja pelo caráter único da marca ou por uma reivindicação que não tenha sido realizada neste campo particular da publicidade. Você pode copiar de outra empresa, desde que não seja sua concorrente. Procure ser marcado pelo pioneirismo de algo no seu setor. Você já deve ter lido ou ouvido o famoso “ou funciona ou devolvemos o dinheiro”.

Essa chamada é antiga, mas nem todos os tipos de negócio usam. Além de dar segurança para quem compra, chama a atenção. Ser Forte: A proposta deve ser tão forte a ponto de tocar várias pessoas simultaneamente, isto é, atrair novos clientes para o seu produto. Algo poderoso, impactante e significativo. Por vezes o seu diferencial pode ser dito de várias formas. Ao invés de “A maior variedade de camisetas da região”, algo como “temos mais de 400 peças, em 12 diferentes tamanhos, em mais de 25 emocionantes cores, com 14 tipos de estampas diferentes, em preços que vão de R$30 à R$150,00 e já reservamos a sua!”.

Para saber seu diferencial, você precisará mapear a sua concorrência, observar garantias que eles oferecem e sua empresa não. Analisar o presente e o futuro do seu tipo de negócio, estudar o perfil social do seu público-alvo, comparar os padrões de tecnologia, prestação de serviço, formas de pagamento, marketing do seu setor e por fim, tornar seu cliente seu maior consultor de negócios. É claro que dá trabalho. É por isso que menos de 5% das empresas fazem isso.

Também é fazendo o trabalho chato que grandes empresas ganham mercado, pois fazem o que a maioria não está disposta a fazer. E você, colocará em ação? Conte comigo!

Gustavo Winkelmann, Business & Executive Coach - ActionCOACH Paraná - [45] 3029 4774 / 9993 0987 - www.actioncoachparana.com.br

 

 

 

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