Itaipu reforça parceria com Escola Municipal Padre Luigi, na Vila C

Educação
Ferramentas
Estilo

FOZ DO IGUAÇU - PR - O convênio de Itaipu com a Escola Municipal Padre Luigi Salvucci foi reforçado em uma visita do diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, à escola da Vila C. Na ocasião, Samek conheceu a nova horta da escola e acompanhou uma aula com uso de netbooks, do Projeto Integrar, de inclusão digital, do qual Itaipu faz parte. O DGB foi acompanhado por Joel de Lima e Erika Davies, ambos da Assistência da Diretoria Geral Brasileira.

Para 2017, planeja-se a construção de uma cisterna para captação da água da chuva e uso na irrigação da horta. “É um conteúdo escolar muito importante. O mundo inteiro está preocupado com o tema. Não há falta d’água, mas seu mau uso. E as crianças têm condições de aprender a ter este cuidado unindo a teoria e a prática”, diz Samek.

Segundo o diretor, a horta também auxilia no aprendizado. “Elas podem aprender o ciclo biológico, desde a semeadura, depois a colheita, o desenvolvimento das plantas, o cuidado com a terra. Isso tudo melhora a forma de aprender."

A horta foi criada em 2006 para que os alunos tivessem contato com a terra e aprendessem disciplinas na prática. Os cerca de 30 cultivos produzidos na área são usados na merenda escolar e distribuído para os alunos levarem para casa.

O cuidado com a terra fica por conta do aposentado João Rafael da Silva, 75 anos, que trabalha de forma voluntária na horta há quase dois anos. Todos os dias ele acorda às 7h para cultivar as plantas. “Não ganho nada por isso. Minha maior alegria é ouvir a criançada gritar: “ô, tio, me arruma uma cebolinha para eu levar pra casa!’”, conta.

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar