Espaço Butzke Habitar

Ambientes
Ferramentas
Estilo

FOZ DO IGUAÇU - PR - A Cidade das Cataratas é reconhecida pelo seu calor acima da média nacional. As condições geográficas da tríplice fronteira, aliadas à vegetação de mata atlântica e ao espelho d'água formado pelo lago artificial da Itaipu Binacional, conferem à Foz do Iguaçu um clima de intenso calor, que transforma bens considerados como luxo na maioria das cidades brasileiras em itens praticamente obrigatórios, como é o caso do ar-condicionado e da piscina.

No entanto, na hora de se elaborar qualquer projeto para uma piscina, é necessário se considerar que, diferentemente do que ocorre em outras regiões, essa mesma característica climática faz com que este ambiente seja um dos mais utilizados pela família, na maior parte do ano, o que exige uma maior atenção dos profissionais envolvidos em sua criação. A Arq Habitar atua no mercado há seis anos, nos mais diversos segmentos da Arquitetura, Decoração e, recentemente, tem se especializado em projetos de exteriores voltados ao lazer, ao bem estar e à integração harmoniosa com a natureza.

O Espaço Butzke Habitar, na Iguassu Decor, foi concebido com a intenção de criar um espaço que fosse aconchegante e oferecesse uma iluminação suave e ao mesmo tempo confortável para a permanência por longos períodos. Todo o projeto utiliza materiais sustentáveis, como o deck e o pergolado, feitos com madeira certificada, de reflorestamento. O piso é drenante e a borda da piscina feita com material antitérmico.

"Tivemos um especial cuidado com a acessibilidade, obedecendo cada exigência da ABNT NBR 9050, que determina as regras para garantir o livre e fácil acesso aos portadores de necessidades especiais ou mesmo as pessoas que, por qualquer eventualidade, estejam com alguma limitação temporária da capacidade de locomoção. A piscina foi equipada com um elevador com cadeira hidráulica, que permite a utilização por pessoas com paraplegia, tendo ela mesmo o controle de descida e subida do equipamento", salientou o arquiteto Gilberto Monteiro.

O ambiente conta com uma hidromassagem para oito pessoas, com iluminação apropriada para cromoterapia, instalada sob o pergolado e um "ombrelone" quadrado, sob o qual tem-se um aconchegante espaço que muito se assemelha à uma sala de estar ao ar livre, com toda a comodidade que se deseja ter nos momentos de descontração e lazer em família, ou mesmo nas celebrações com os amigos.

A Arq Habitar contou com a parceria dos arquitetos Katielly T. Celestino e Iveraldo Santos na composição do Espaço Butzke Habitar, que juntos com Gilberto Monteiro projetaram e executaram cada detalhe do ambiente. "Estou bastante motivada de, pela primeira vez, participar de uma Mostra do porte da Iguassu Decor. Muito mais do que um laboratório, no qual tivemos a oportunidade de aplicar na prática muitas das teorias que aprendemos em sala de aula, a Mostra tem nos oportunizado um contato mais próximo com uma infinidade de visitantes e, dessa forma, conseguimos mensurar como as pessoas reagem quando se deparam com o Espaço Butzke Habitar", ressaltou Katielly. Iveraldo, por sua vez, complementou que "é gratificante ouvir os visitantes elogiarem pequenos detalhes da composição que, no momento da criação pensávamos que pouco despertariam o interesse das pessoas. Ás vezes os pequenos detalhes, de forma surpreendente, chamam mais a atenção do que se poderia supor".

Gilberto, que possui forte atuação em projetos comerciais - é quem assina o projeto da Tabacaria Gengis Khan e do Café Paris, no novíssimo Shopping Catuaí Palladium - também está com uma especialização em lightning design em andamento, com vistas a oferecer um serviço mais completo aos seus clientes. Katielly segue o mesmo caminho e também busca alcançar o promissor mercado dos projetos de iluminação, trilhando a mesma especialização.

A Iguassu Decor 2016

A Iguassu Decor é a maior Mostra de Arquitetura, Decoração e Paisagismo da Tríplice Fronteira, que ofertará por um período de tempo limitado mais uma grande atração para os turistas que vêm visitar uma das Novas Maravilhas Naturais: as Cataratas do Iguaçu.

Foz do Iguaçu conta com aproximadamente 80 nacionalidades. A Cidade das Cataratas, como ficou conhecida, está localizada no extremo oeste do Paraná, na fronteira com a Argentina e o Paraguai, e é um importante centro turístico e econômico paranaense e o segundo destino turístico mais visitado por estrangeiros no Brasil, ficando atrás somente da cidade do Rio de Janeiro. Tem cerca de 260 mil habitantes e um população flutuante de pelo menos outros 100 mil, e é caracterizada por sua incomensurável diversidade cultural.

A Iguassu Decor 2016 é a primeira mostra do gênero a apresentar um novo conceito de curadoria, integrando obras de renomados artistas plásticos, criadas especialmente para cada um dos ambientes, de forma a integrá-las ao conceito individual de cada profissional responsável pela transformação de uma casa semiacabada e abandonada há mais de uma década, em uma das mansões de mais alto bom gosto da fronteira.

São 43 dias de Mostra, para os quais estão previstas diversas atividades como palestras, rodas de debate, exposições artísticas, eventos técnicos e culturais, apresentações musicais, desfiles, etc. Lançamentos exclusivos, festas e coquetéis serão uma constante durante a Mostra que, muito mais que um grande business, será uma grande festa.

Ao todo, a Mansão apresenta 38 ambientes, totalmente remodelados por 52 dos melhores e mais renomados profissionais da área.

Fotos: Enio Jorge Job

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar