Não basta ter vocação para o turismo

Estilo

Não é de hoje que, com grande regularidade, insistimos em afirmar que Foz do Iguaçu é uma cidade com uma natural vocação para o turismo, não só de lazer como também de negócios e eventos. Da mesma forma, temos afirmado que a atenção ao turista deixa a desejar, que os atores do cenário turístico não trabalham como parceiros, que as instituições agem de forma tão independente e sem uma visão de conjunto, que em muitos casos não só deixa de contribuir para a melhoria do sistema, como atrapalha, prejudica essa imponente indústria sem chaminés.

Ontem, pudemos perceber a diferença de uma cidade com “vocação para o turismo”, e uma cidade que está investindo no crescimento do turismo, que está apostando nesse mercado promissor de forma ordenada e com visão de conjunto. No país vizinho, do outro lado da ponte da Amizade, está ocorrendo uma verdadeira revolução, com uma mudança nítida na forma do governo ver o turismo. O Paraguai investe fortemente na transformação da cidade, não só financeiramente, mas através da adoção de medidas e aprovação de leis específicas para esta finalidade, com o incentivo aos novos empreendimentos hoteleiros e de lazer. A intenção é clara: reprimir e até mesmo acabar a médio e longo prazos com o turismo de compras para o contrabando e o descaminho, dando lugar ao turismo de compras de alto padrão, jogos e lazer. Incentivos diversos foram criados para a atração de redes hoteleiras como Sheraton e Hard Rock Hotel, para a construção de Shoppings como o Paris, com gigantesca infraestrutura em urbanização e melhorias das áreas públicas.

Agora, a Intendenta Sandra Zacarias emitiu uma resolução municipal garantindo tratamento preferencial aos turistas estrangeiros que cheguem ao país em carros de passeio e ônibus próprios. Sandra orientou a Polícia Municipal de Trânsito a não multar veículos estrangeiros, exceto em casos de infrações gravíssimas, como também não aprenderem veículos ou carteiras de habilitação. Criou uma linha direta para denúncias de casos de extorsão, cobranças de propina ou maus-tratos ao turista no comércio local. Estas são as medidas que foram tomadas em Ciudad Del Este para garantir uma estada agradável ao turista.

Já do lado de cá da ponte da Amizade, ações regulares do FozTrans, da Guarda Municipal e outras forças policiais, agem com rigor na fiscalização com a ordem de multar e apreender, tanto os veículos com placa estrangeira quanto os nacionais, em uma desenfreada corrida arrecadatória. Assim o turismo é tratado em Foz do Iguaçu. Deu para perceber a nada sutil diferença na forma de tratar quem aqui gasta e deixa divisas para o fomento ao comércio e aos serviços, fonte de renda de inúmeras famílias na Terra das Cataratas?

Mas, a coisa não para nas ações do FozTrans, basta dar uma circulada pelas principais ruas nas duas cidades para se ver que, enquanto em Foz, as ruas estão se deteriorando, tomadas de crateras, algumas praticamente intransitáveis; em Ciudad Del Este, as principais ruas estão sendo transformadas em verdadeiros tapetes, com asfalto de qualidade em um dos maiores investimentos viários de todo o Paraguai. E, não venham colocar a culpa na chuva, pois a chuva que cai aqui é a mesma que cai do outro lado da ponte.

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar