Cascavel confirma 74 casos de dengue e um de zika

Geral
Ferramentas
Estilo

Cascavel - PR - A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, sábado (20), durante o Programa Falando com o Prefeito, na Rádio Colméia, o 2º Informe Técnico de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Ratificando que 30 casos foram notificados (mais 3 notificações de outros municípios), quatro descartados e 25 casos suspeitos de Zika Vírus. Também foi confirmado o primeiro caso, do Zika Vírus importado, em Cascavel. Trata-se de um paciente do sexo masculino, com história de viagem para o Mato Grosso do Sul.

Com a confirmação do caso de Zika Vírus em Cascavel, a Secretaria de Saúde reforça a importância da participação da população para eliminar qualquer tipo de foco e criadouro do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

A preocupação central, em relação ao Zika Vírus, é a possibilidade de infecção em gestante, podendo resultar em casos de microcefalia no bebê. A microcefalia é uma malformação congênita, permanente, com a qual o cérebro não se desenvolve de maneira adequada.

“Serão mantidas as atividades de orientação e eliminação de focos e criadouros, por meio das visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde e pelos agentes de combate a endemias”, destacou o secretário de Saúde, Reginaldo Andrade.

Dengue e Chikungunya

Quanto à dengue, são 514 casos notificados (20 de outros municípios), sendo 74 positivos, 89 descartados, e 349 casos suspeitos. Há também 21 casos notificados de Febre Chikungunya, sendo um descartado e 20 suspeitos.

Sintomas

Caso a pessoa apresente os sintomas característicos de uma das três doenças, transmitidas pelo Aedes aegypti, deve procurar rapidamente o atendimento médico, em uma das unidades de saúde mais próxima de sua residência.

Dengue: Febre alta (acima de 38ºC) com duração de até sete dias, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor em todo o corpo.

Febre Chikungunya: Febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos, podendo vir acompanhadas de edema. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

Zika Vírus: Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos.

Da sucursal com AI

 

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar