Ano letivo em Cascavel inicia com formação continuada

Geral
Ferramentas
Estilo

Cascavel - PR - A Secretaria de Educação iniciou hoje (28) mais um ano letivo com formações continuadas para toda a rede municipal. São diversos cursos e temas que envolverão aproximadamente 4,3 mil servidores em preparação à volta às aulas, marcada para o dia 2 de fevereiro nos 52 Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) e para o dia 11 de fevereiro nas 61 escolas.

Turmas do primeiro curso que começou nesta manhã e segue durante toda a tarde estão participando de debates tanto no Anfiteatro Emir Sfair como no Teatro Municipal de Cascavel. Desta etapa participam os servidores lotados nos Cmeis, com a participação das palestrantes a Juliana Pasqualini e Marta Chaves.

Dentre os temas abordados na formação está o papel do professor à luz da Psicologia, as proposições dos estudos da teoria histórico-cultural, saúde mental, nutrição e saúde, a superação de conflitos do ambiente de trabalho, o papel do professor, a finalidade da escola e respeito ao aluno, a patologização da vida de crianças e adolescentes, entre outros.

Durante a abertura, hoje (28), o secretário de Educação e Cultura, Valdecir Antonio Nath, ressaltou a qualidade e a importância dos trabalhos que os professores e profissionais da Educação Infantil têm realizado no Município de Cascavel. Ele reforçou a necessidade de envolver os pais nos trabalhos e destacou a importância do respeito da convivência dos pais e filhos durante o período de férias e da atuação constante dos pais na vida escolar das crianças ao longo do ano.

Também na abertura foi repassado aos participantes do encontro as preocupações quanto ao combate do mosquito Aedes aegypti. A diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Elaine Maria Dainz, da Secretaria de Saúde, falou dos cuidados a tomar nas escolas e Cmeis para se evitar a proliferação e as doenças transmitidas por ele, como Dengue, Febre Chicungunya e o Zika Vírus.

Programação de cursos

Nesta sexta-feira (29), será a vez de zeladores, secretários de escola, monitores, agentes administrativos, auxiliares de manutenção, auxiliares de serviços gerais e servidores lotados nos setores de Alimentação Escolar, Fábrica de Móveis Escolares e Ceavel participarem da formação continuada. O curso será o dia todo, no Teatro Municipal de Cascavel.

Os palestrantes deste dia serão o Marcelo Cano, Thais Mariotto Cezar e Caroline de Cássia Francisco. 
Na quarta-feira (3) o Anfiteatro Emir Sfair e o Teatro Municipal receberão professores e profissionais lotados nas escolas durante todo o dia para palestras proferidas por Maria Aparecida Moyses e também por Ana Carolina Marsiglia.

Na quarta-feira (3) e quinta-feira (4) os professores que atuam com a Educação de Jovens e Adultos terão treinamento no Ceavel (Centro de Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel) durante duas noites a respeito do Papel do professor, a finalidade da escola e o respeito ao aluno e as Bases Neurológicas da aprendizagem e intervenção pedagógica. Este treinamento esta a cargo das palestrantes Ana Carolina Marsiglia e Rose Meire Costa Brancalhão.

Volta às aulas 

Pelo Calendário Escolar 2016 o início das aulas para os Cmeis será no dia 2 de fevereiro e nas escolas municipais no dia 11 de fevereiro.

Os Cmeis terão um recesso nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro devido ao Carnaval, devendo retornar às atividades normais no dia 11 de fevereiro.

O calendário escolar está disponível no Portal do Município, link da Secretaria de Educação: Cmeis eEscolas.

Rony Santos

 

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar