FOZ DO IGUAÇU - PR - O alto custo da gasolina deixou de ser uma preocupação para o produtor rural André Haacke, da Granja Haacke, em Santa Helena, no oeste do Paraná. Há um mês, ele adaptou o veículo de passeio usado pela família, uma caminhonete modelo Hilux, e abastece o automóvel com biometano. O biocombustível é feito a partir dos dejetos de animais em uma biorrefinaria, que funciona na própria propriedade e é mantida pelo CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis- Biogás).

Leia mais...

Paraná - A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento vai intensificar as ações do programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias, devendo ser uma das prioridades da pasta para 2016, anunciou o secretário Norberto Ortigara. A previsão orçamentária é de investimentos de R$ 10,5 milhões em áreas de microbacias hidrográficas e mais R$ 20 milhões na construção de poços artesianos para novos sistemas de abastecimento de águas, o programa foi retomado pelo Governo do Paraná, após mais de dez anos sem ter a atenção dos órgãos do governo estadual.

Leia mais...

Paraná - Para desenvolver atividades de turismo, lazer e educação ambiental aliadas à conservação da natureza e novas tecnologias de gestão, cinco parques estaduais tiveram os planos de manejo constituídos e atualizados em 2015. São os parques de Amaporã, na região Noroeste do Estado; Ibicatu e Ibiporã, no Norte; Mata São Francisco, no Norte Pioneiro; e Rio da Onça, no Litoral. Os planos de manejo reúnem estudos que orientam o planejamento das atividades que podem ser desenvolvidas dentro das Unidades de Conservação e no entorno.

Leia mais...

Paraná - A Fundação Araucária, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, completa 15 anos com uma solenidade nesta sexta-feira (27), às 8h30, no Campus da Indústria - Auditório II (Avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico, Curitiba). A instituição tem como finalidade amparar a pesquisa e a formação de recursos humanos visando o desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconômico do Paraná.

Leia mais...

Paraná - Técnicas para evitar a erosão e a salinização do solo, a adoção da prática do plantio direto nas lavouras paranaenses e a diminuição do uso intensivo de inseticidas e agroquímicos estavam entre os temas discutidos ontem, quarta-feira (09) no “Seminário de Boas Práticas no Uso e Manejo Sustentável dos Solos”, promovido pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento. O evento aconteceu em Carambeí, nos Campos Gerais, em alusão ao Dia Mundial do Solo, comemorado no sábado (5), e ao fato de 2015 ter sido instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) como o Ano Internacional dos Solos.

Leia mais...

Curitiba - PR - A Fundação Araucária comemorou nesta sexta-feira (27), no Câmpus da Indústria, em Curitiba, os 15 anos da instituição. A Fundação tem como finalidade básica amparar a pesquisa e a formação de recursos humanos, visando o desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconômico do Estado do Paraná. “Nessa data extremamente significativa tenho a satisfação de atuar como presidente da Fundação Araucária, uma instituição que há 15 anos investe no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do Paraná.

Leia mais...

A tragédia envolvendo o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, em Mariana (MG), trouxe à tona a segurança dessas estruturas, que são parte integrante da mineração em todo o mundo. O processamento de minérios gera resíduos que são estocados em lagoas de decantação, ou de rejeitos, criadas a partir da construção de barragens denominadas "barragens de rejeito".

Leia mais...

Mais artigos...