FOZ DO IGUAÇU - PR - Um estudo sem precedentes está desvendando o funcionamento dos olhos das harpias (Harpia harpyja), a maior ave de rapina das Américas. A pesquisa definirá o que é um olho normal para a espécie, parâmetros até agora ignorados pelos cientistas. No futuro, o conhecimento será fundamental para que as harpias sejam reintroduzidas na natureza com mais segurança. Hoje, os animais estão em risco de extinção na América do Sul.

Leia mais...

SANTA HELENA - PR - Cerca de 100 pescadores do Ponto de Pesca Nossa Senhora dos Navegantes, em Santa Helena (PR), participaram de um mutirão para retirar o lixo do balneário turístico da cidade. Foram recolhidas oito toneladas de material, entre garrafas de plástico e latas de alumínio. Tudo foi levado ao centro de reciclagem da cidade e estima-se que 80% dele pode ser reaproveitado. Alguns vasilhames de agrotóxicos foram encaminhados para Santa Terezinha do Itaipu, onde será feito o descarte adequado.

Leia mais...

Londrina - PR - Para recuperar a mata nativa de 14 hectares, o Parque Estadual de Ibicatu, no município de Ibicatu, próximo a Londrina, no Norte do Estado, recebeu o plantio de 32.500 mudas de mais de 70 espécies nativas. Dentre as espécies escolhidas para o projeto estão peroba-rosa, jaracatiá, pitanga, ingás jatobá, ipês, paineira, pau d'alho, cedro-rosa, canjarana, figueiras e uvaia. A ação é resultado de uma parceria entre o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), responsável pela Unidade de Conservação, e da Fundação SOS Mata Atlântica.

Leia mais...

Com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Itaipu Binacional e da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, entre outras instituições, municípios do Oeste do Paraná estão elaborando seus Planos Municipais de Saneamento Básico. Este instrumento visa a universalização dos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo adequado da água das chuvas.

Leia mais...

 O Brasil possui 1.173 animais ameaçados de extinção, segundo levantamento realizado pelo Ministério do Meio Ambiente. Especialistas asseguram que o desmatamento é um dos principais responsáveis pela extinção das espécies, que provocam a mudança no habitat e dificuldades de alimentação e reprodução dos animais.  Outro fator importante, é o tráfico ilegal de animais silvestres que contribui para que a lista aumente.

Leia mais...

Foz do Iguaçu - PR - Cerca de 1.500 professores da rede municipal de ensino de São Paulo participarão, a partir do primeiro semestre de 2016, da capacitação "Água em Curso – Multiplicadores". O curso será ofertado pelo Projeto Água: Conhecimento para Gestão, que é resultado de um convênio entre a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e a Agência Nacional de Águas (ANA), com apoio da Itaipu Binacional.

Leia mais...

Paraná - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hidricos recebeu na quinta-feira (12) a visita de técnicos do Ministério do Meio Ambiente e do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Em encontro realizado na sede da secretaria, eles apresentaram a técnicos da área, representantes de ONGs, empresas privadas, órgãos públicos, estudantes e professores, o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima – PNA. 

Leia mais...

Mais artigos...