EDITORIAS DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE

Os “jovens Hackers” da III Semana de Ciência,Tecnologia e Inovação de São Mateus e Região norte do Espírito Santo conheceram o Jornal do Iguassu e apreciaram o Caderno de Inovação.

Vivemos em um mundo cada vez mais digital. Se me perguntarem o que acho disso, pensando que por ser da área de TI responderei: “Ótimo”, verão que estão redondamente enganados.

Hoje, estamos cercados de tecnologia. Em casa ou no trabalho, ela está presente em nossas vidas. Temos celulares com um poder de processamento muito maior que computadores de poucos anos atrás, e acesso à internet e às redes sociais com apenas alguns cliques e muita velocidade.

SÃO PAULO - SP - Um asteroide chamado Bennu pode um dia atingir a terra. É possível que ele guarde o mistério da origem da humanidade. Descoberto em 1999, o 101955 Bennu tem aproximadamente 500 metros de diâmetro e orbita o sol a uma velocidade de 100 mil quilômetros por hora.

Sidney - Um grupo de cientistas descobriu o maior sistema solar do universo conhecido, formado apenas por um planeta e uma estrela – separados por bilhões de quilômetros de distância. As informações são de fontes acadêmicas da Universidade Nacional Australiana. “Surpreendeu-nos muito encontrar um objeto de massa baixa [o planeta] tão longe da sua estrela mãe”, comentou Simon Murphy, da Faculdade de Astronomia e Astrofísica da universidade australiana.

Paraná - Parceira do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) para produzir o Bevacizumabe, medicamento para tratamento de diversos tipos de câncer e degeneração macular, a empresa russa Biocad teve sua fábrica na Rússia certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em Boas Práticas de Fabricação (BPF), passo importante para o processo de transferência de tecnologia da companhia para o instituto. A previsão é que o Tecpar comece a produzir o medicamento em 2018.

FOZ DO IGUAÇU - PR - Da difusão do conhecimento à geração de novas oportunidades de negócios, a Latinoware 2016 entra para a história, ao trazer para dentro do PTI estudantes do ensino fundamental e médio. Um sucesso absoluto. Essa foi a avaliação da comissão organizadora sobre a 13ª edição da Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware), que foi realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Depois de três dias de intensa programação, o evento chegou ao fim apresentando resultados extremamente positivos.

FOZ DO IGUAÇU - PR - A organização da Latinoware 2016 realizou, na tarde desta quinta-feira (20), a entrega de gelatinas para a Campanha "Cuidando de Viver", que é promovida pela Itaipu Binacional. As gelatinas foram doadas pelos participantes do evento e serão destinadas ao tratamento de pessoas portadoras de câncer. A estimativa é que tenham sido arrecadadas cerca de 8 mil caixas do produto.

FOZ DO IGUAÇU - PR - A utilização da tecnologia como ferramenta educacional tem sido cada vez mais difundida. Na Latinoware 2016, estão sendo apresentados diversos projetos pedagógicos baseados em software e hardware livre. A proposta é disseminar a cultura do “faça você mesmo”, principalmente entre crianças. “Queremos que as crianças criem mais e comprem menos”, afirmou Luiz Henrique Rauber Rodrigues, um dos palestrantes do evento.

CURITIBA - PR - A Forrest Brasil Tecnologia, empresa que conta com uma aliança tecnológica com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) no projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de controle natural do mosquito Aedes aegypti, é a mais nova ingressante na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec).

CURITIBA - PR - Das 63 empresas no Paraná que receberam recursos por meio do programa Tecnova-PR, dez já estão com seus projetos concluídos e 53 estão na fase final.

SÃO PAULO - BR - O satélite conhecido como UbatubaSat, desenvolvido por alunos do ensino fundamental de Ubatuba (SP), foi lançado hoje (9) do Centro Espacial Tanegashima, no Japão, para a Estação Espacial Internacional (ISS).

FOZ DO IGUAÇU - PR - Um estudo sem precedentes está desvendando o funcionamento dos olhos das harpias (Harpia harpyja), a maior ave de rapina das Américas. A pesquisa definirá o que é um olho normal para a espécie, parâmetros até agora ignorados pelos cientistas. No futuro, o conhecimento será fundamental para que as harpias sejam reintroduzidas na natureza com mais segurança. Hoje, os animais estão em risco de extinção na América do Sul.

SANTA HELENA - PR - Cerca de 100 pescadores do Ponto de Pesca Nossa Senhora dos Navegantes, em Santa Helena (PR), participaram de um mutirão para retirar o lixo do balneário turístico da cidade. Foram recolhidas oito toneladas de material, entre garrafas de plástico e latas de alumínio. Tudo foi levado ao centro de reciclagem da cidade e estima-se que 80% dele pode ser reaproveitado. Alguns vasilhames de agrotóxicos foram encaminhados para Santa Terezinha do Itaipu, onde será feito o descarte adequado.

 O Brasil possui 1.173 animais ameaçados de extinção, segundo levantamento realizado pelo Ministério do Meio Ambiente. Especialistas asseguram que o desmatamento é um dos principais responsáveis pela extinção das espécies, que provocam a mudança no habitat e dificuldades de alimentação e reprodução dos animais.  Outro fator importante, é o tráfico ilegal de animais silvestres que contribui para que a lista aumente.

FOZ DO IGUAÇU - PR - O alto custo da gasolina deixou de ser uma preocupação para o produtor rural André Haacke, da Granja Haacke, em Santa Helena, no oeste do Paraná. Há um mês, ele adaptou o veículo de passeio usado pela família, uma caminhonete modelo Hilux, e abastece o automóvel com biometano. O biocombustível é feito a partir dos dejetos de animais em uma biorrefinaria, que funciona na própria propriedade e é mantida pelo CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis- Biogás).

Paraná - A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento vai intensificar as ações do programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias, devendo ser uma das prioridades da pasta para 2016, anunciou o secretário Norberto Ortigara. A previsão orçamentária é de investimentos de R$ 10,5 milhões em áreas de microbacias hidrográficas e mais R$ 20 milhões na construção de poços artesianos para novos sistemas de abastecimento de águas, o programa foi retomado pelo Governo do Paraná, após mais de dez anos sem ter a atenção dos órgãos do governo estadual.

Paraná - Técnicas para evitar a erosão e a salinização do solo, a adoção da prática do plantio direto nas lavouras paranaenses e a diminuição do uso intensivo de inseticidas e agroquímicos estavam entre os temas discutidos ontem, quarta-feira (09) no “Seminário de Boas Práticas no Uso e Manejo Sustentável dos Solos”, promovido pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento. O evento aconteceu em Carambeí, nos Campos Gerais, em alusão ao Dia Mundial do Solo, comemorado no sábado (5), e ao fato de 2015 ter sido instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) como o Ano Internacional dos Solos.

CURITIBA - PR - O governador Beto Richa participou nesta quinta-feira (08) da inauguração do Sistema Cirúrgico Robótico do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, que é referência nacional em pesquisa e tratamento do câncer.

BRASÍLIA - DF - Nos dias 12 e 13 de outubro, uma equipe de Defesa Cibernética Conjunta do Brasil, formada por militares do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, sagrou-se campeã das Primeiras Ciber Olimpíadas Militares das Américas, realizada em Bogotá, na Colômbia. O Evento foi organizado pelo Comando Conjunto de Operações Cibernéticas, do Comando-Geral das Forças Militares da Colômbia, e ocorreu após uma fase preliminar, na qual equipes das Forças Armadas da Argentina, do Brasil, da Colômbia, de El Salvador, do Equador, dos Estados Unidos da América e do Paraguai obtiveram classificação.

CURITIBA - PR - Os laboratórios e especialistas do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) além de realizarem ensaios e desenvolverem soluções tecnológicas para o mercado brasileiro, também dão apoio a pesquisas acadêmicas de estudantes paranaenses,  como instituto de ciência e tecnologia e empresa pública do Governo do Paraná, o Tecpar exerce assim sua responsabilidade social ao apoiar a geração de conhecimento no estado.