Homens devem fazer exames preventivos de próstata e DST

Saúde
Ferramentas
Estilo

FOZ DO IGUAÇU - PR - A ciência comprova: as mulheres vivem mais do que os homens, em média, sete anos. A justificativa, segundo especialistas, é simples. É que elas cuidam mais da própria saúde do que eles. Os homens buscam atendimento médico quando estão doentes. Já as mulheres, são adeptas da medicina preventiva. Mas como convencê-los de que a precaução é o melhor remédio? O Novembro Azul é uma ótima oportunidade de conscientização, e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão oferecer atendimento especial ao público masculino.

Entre os preventivos que serão ofertados estão os testes rápidos para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) como HIV, sífilis e Hepatites Virais; exames de colesterol e glicemia; e o PSA (Antígeno Prostático Específico), cujo resultado pode indicar se há inflamação na próstata (prostatite), alargamento benigno (hiperplasia) ou câncer. “A estimativa é que 60 mil homens tenham câncer de próstata no Brasil esse ano, e 90% dos casos podem ser curados quando a doença é descoberta no começo”, explicou o urologista Mauricio Segatti.

A prevenção ao câncer de próstata, glândula exclusiva dos homens, deve iniciar aos 50 anos. Em pacientes com histórico da doença na família, a recomendação é buscar o diagnóstico a partir dos 40 anos. “A alimentação, o sedentarismo e a obesidade também são fatores de risco que influenciam no desenvolvimento do câncer de próstata”, revela o médico. O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por doença entre os homens, atrás do câncer de pele.

A maior parte das UBSs ainda está definindo a programação para o Novembro Azul. Nas UBSs Porto Belo e Jupira, na região Norte, haverá intensificação dos exames durante o mês inteiro. “Todas as unidades têm os testes rápidos e os homens devem procurar seu posto de saúde de referência (mais perto de casa) para agendar a consulta com o médico e solicitar os preventivos”, disse a secretária municipal da Saúde, Patrícia Foster.

Algumas UBSs vão oferecer um dia especial aos homens. Na UBS Carimã, na região Sul, o Dia “D” do Homem será em 18 de novembro. Haverá café da manhã e roda de conversa sobre o câncer de próstata, e os moradores poderão fazer testes rápidos e agendar os exames de rotina.

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar