Hospital Municipal faz nova captação de órgãos em Foz do Iguaçu

Saúde
Ferramentas
Estilo

FOZ DO IGUAÇU - PR - Na madrugada dessa sexta-feira (4), aconteceu mais uma captação de órgãos no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu (HMFI). O procedimento foi coordenado pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) em parceria com a equipe do Hospital Angelina Caron, localizado na Região Metropolitana de Curitiba, Hospital Nossa Senhora do Rocio e Santa Casa de Curitiba.

Já a equipe de Enfermagem do HMFI, responsável pela Enucleação de Córneas, coordenou a captação do globo ocular.  A morte encefálica foi confirmada através de exames realizados seguindo rigorosamente todos os itens descritos no protocolo específico. Todo o procedimento foi feito após a autorização e o “sim” da família. A doação deverá beneficiar e melhorar a qualidade de vida de pessoas que estão na fila à espera de um transplante a partir deste gesto de amor ao próximo e de conscientização.

A paciente tinha 31 anos e foi vítima de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), também conhecido por derrame ou isquemia cerebral. Foram captados fígado, rins, pâncreas, coração batendo e globo ocular.

Para ser um Doador

O passo principal para se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar bem claro o desejo. Não é necessário deixar nada por escrito. A doação de órgãos pode ocorrer a partir do momento da constatação da morte encefálica. Em alguns casos, a doação em vida também pode ser realizada, em caso de parentesco até 4º grau ou com autorização judicial (não parentes).

De janeiro a dezembro do ano passado, o Hospital Municipal fez 11 captações de órgãos e em 2016 (de janeiro a novembro) 13.

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar