Câncer: O que são Marcadores Tumorais?

Saúde
Ferramentas
Estilo

Entretanto, os marcadores tumorais só raramente são suficientes para indicar a presença de um câncer. Às vezes, doenças benignas também podem aumentar os níveis de determinados marcadores tumorais. Por outro lado, nem todas as pessoas com câncer poderão ter níveis aumentados de um marcador tumoral. Por essa razão, a maioria dos médicos usa apenas determinados marcadores tumorais. E quando avalia o resultado de um marcador tumoral, leva em consideração o histórico do paciente, exame físico assim como exames de laboratório e de imagem.

Tipos de Marcadores Tumorais:

Alfafetoproteína (AFP)
A AFP pode ajudar a diagnosticar e orientar o tratamento de câncer de fígado. Os níveis da AFP estão aumentados na maioria dos pacientes com câncer hepático. A AFP também pode estar elevada na hepatite aguda e crônica.

CA 15-3
O marcador tumoral CA 15-3 é usado principalmente em pacientes com câncer de mama. Níveis deste marcador também podem estar elevados em outros tipos de câncer, como o de pulmão, cólon, pâncreas e ovário.

CA 19-9
O marcador tumoral CA 19-9 foi desenvolvido para a detecção do câncer colo-retal, mas é mais frequentemente usado em pacientes com câncer de pâncreas.

CA 125
CA 125 é o marcador tumoral padrão usado para acompanhar as mulheres durante ou após o tratamento do câncer epitelial de ovário. Mais de 90% das mulheres com câncer de ovário avançado apresentam altos níveis de CA 125. Os níveis desse marcador também podem ser elevados em homens e mulheres com câncer de pulmão, pâncreas, mama, fígado e cólon, e em pessoas que já tiveram câncer.
Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG)

Os níveis de HCG ou beta-HCG ou β-HCG no sangue estão aumentados em pacientes com alguns tipos de câncer de testículo e ovário (tumores de células germinativas) e doença trofoblástica gestacional, principalmente coriocarcinoma. Eles também estão aumentados em alguns pacientes com tumores de células germinativas do mediastino.

Antígeno Prostático Específico (PSA)
O PSA é um marcador tumoral para o câncer de próstata. O PSA é uma proteína produzida pelas células da glândula prostática, é encontrada apenas em homens.

O nível de PSA no sangue pode estar elevado no câncer de próstata, mas também pode ser afetado por outras razões.

“Um resultado nunca deve ser considerado isoladamente, converse com seu médico, pois ele conhece sua história clínica, e analisará seus resultados associados com outros exames, para chegar a um diagnóstico correto.” É muito importante perguntar e esclarecer todas suas dúvidas, a informação é um direito seu! (Claudia de Borba - Biomédica – CRMB 12791 - Laboratório Master Lab)

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar