Biópsias e exames preventivos de câncer em consultórios odontológicos

Saúde
Ferramentas
Estilo

Foz do Iguaçu - PR - Dentistas de Foz do Iguaçu discutiram na quarta-feira (19/10) uma técnica avançada que possibilita o diagnóstico imediato de tumor de boca no momento da cirurgia. A técnica avançada, chamada biópsia por congelação e introduzida pelo dentista Arlindo Aburad na Odontologia, permite que o paciente seja informado imediatamente sobre o seu diagnóstico.

“Quem opera o tumor de boca, geralmente, tem ansiedade para receber logo o resultado. O material retirado da boca para a biópsia tradicional é enviado ao laboratório e pode demorar alguns dias. Com a biópsia por congelação, ocorre o contrário. O paciente é informado no momento da cirurgia sobre o diagnóstico”, explica o patologista. 

Para Aburad, além do resultado rápido, outra vantagem desta técnica é que o cirurgião dentista é informado se o tumor foi totalmente removido durante a cirurgia. “Caso não tenha sido, ele pode ampliar a cirurgia na hora para este fim. Assim, o paciente não precisa passar por novo procedimento cirúrgico posteriormente”, afirma. 

Aburad debateu, ainda, a sua experiência com pacientes do Laboratório de Patologia Bucal do Hospital de Câncer de Mato Grosso. Ele apontou o perigo dos tumores de maxila e de mandíbula disfarçados de inflamação e a importância dos exames preventivos de boca. Segundo Aburad, existem muitos casos em que os tumores de maxila e de mandíbula podem parecer simples lesões inflamatórias, mas não são. “O dentista precisa estar sempre atento e fazer exames preventivos ou até mesmo biópsia no paciente para diferenciar lesões mais sérias, que precisam de tratamento mais invasivo, de outras que podem ser tratadas de forma mais simples”, avalia. 

Os procedimentos evitam que tumores sejam diagnosticados tarde demais, segundo ele, “o que sempre é pior para o paciente”. Aburad afirma que, desta forma, o paciente pode ter a garantia do diagnóstico correto para o tratamento necessário e adequado. 

Segundo o patologista, os exames preventivos de boca são essenciais para pacientes quando percebem quaisquer alterações internas ou nos lábios. “Muitas pessoas ainda têm receio de fazer exames preventivos de boca por medo do diagnóstico. Mas o temor muitas vezes é pior do que a própria lesão, já que afasta o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para maiores chances de cura”, conclui.     

Para outras informações sobre inscrição para a palestra, basta ligar para o telefone (45) 3025-2222. 


Dicas para manter uma 

boca limpa e saudável  

Selecionamos as melhores dicas de prevenção e cuidados que você deve ter com o seu sorriso. Divirta-se e aproveite para passar essas orientações para os familiares e amigos mais próximos! 

ESCOVA DENTAL

A escova dental é a "atriz principal" na higienização bucal. Não importa a marca, o que ela deve apresentar são cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena para não traumatizar a bochecha e a língua, além de facilitar a limpeza dos dentes de trás da boca. 

FIO DENTAL 

O fio dental juntamente com a escova também é o "ator principal" indispensável na higienização, pois remove os resíduos alimentares de áreas onde a escova não alcança. É recomendável passá-lo após as refeições e antes de dormir. Caso a gengiva sangre, não pare, persista, pois após três dias a inflamação diminuirá e o sangramento não mais ocorrerá. Se o problema persistir, entre em contato conosco.

ESCOVAÇÃO 

A escovação deve ser feita no mínimo três vezes ao dia, proporcional as principais refeições. Devemos caprichar mais na escovação noturna, antes de dormir, pois durante o sono, a temperatura da boca aumenta, a produção de saliva diminui e as bactérias proliferam. 

CREME DENTAL E SOLUÇÕES DE BOCHECHO 

Como "atores coadjuvantes" na limpeza, temos o creme dental e as soluções para bochecho. Ambos oferecem sensação de frescor, hálito puro, porém não substituem de maneira alguma a escovação mecânica. O creme dental deve ser usado em pequenas quantidades, proporcional a um grão de areia. Em caso de dúvida sobre qual creme dental ou solução de bochecho utilizar, consulte um dentista para orientá-lo. 

DIETA 

A dieta deve ser equilibrada e em horários regulares. Alimentos ácidos, refrigerantes e guloseimas devem ser ingeridos com moderação e de forma inteligente. Sabe-se que idealmente devemos escovar os dentes após cada refeição. Porém, diante da impossibilidade lembre-se que melhor do que a quantidade, devemos nos preocupar sempre com a qualidade da escovação.  

DOCES  

Os doces, de preferência, devem ser ingeridos após a refeição principal, pois o aumento da salivação neutraliza os ácidos produzidos pelas bactérias. Ingerir um copo de água após a ingestão de doces e alimentos pegajosos, também ajuda a remover os restos de alimento aderidos aos dentes.


 

 

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar