Eunício diz que reforma eleitoral será votada até o dia 7 de outubro

Política
Ferramentas
Estilo

BRASÍLIA - DF - O presidente do Senado, Eunício Oliveira, afirmou nesta quinta-feira (21) que a votação da reforma eleitoral no Senado deve ocorrer até o dia 7 de outubro — data limite por lei para que as mudanças entrem em vigor já nas eleições de 2018. Se a Câmara votar os destaques na próxima terça-feira e encaminhar para o Senado, vou conversar com as lideranças para que a gente vote até o dia 7 de outubro afirmou Eunício.

O plenário da Câmara concluiu na noite desta quarta-feira, 20, a votação, em primeiro turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 282/2016 (numeração na Câmara), que estabelece o fim das coligações para as eleições de deputados e vereadores a partir de 2020 e cria uma cláusula de barreira para que legendas tenham acesso ao Fundo Partidário e tempo de rádio e TV.

O texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata desses temas também foi aprovado em segundo turno, mas os deputados deixaram os destaques para a próxima terça-feira, 26. Somente depois disso a PEC poderá ser encaminhada ao Senado, onde também terá de passar por duas votações em Plenário.

— Se a gente conseguir até terça-feira enxugar este texto, chegar a um consenso mínimo, é possível aprovarmos. Vamos ver o que a Câmara aprovou e nós vamos fazer o que nós temos que fazer aqui. Ou suprimimos algum texto ou manteremos da forma como a Câmara aprovou. Eu não posso ampliar, eu não posso modificar, o Plenário só pode suprimir aquilo que foi encaminhado à Câmara — explicou Eunício, lembrando que se o Senado alterar a PEC, ela terá de voltar à Câmara.

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar