BRASÍLIA - DF - A federalização da educação, por meio de transferência de competências dos estados e municípios à União, será tema de duas audiências públicas, decidiu nesta terça-feira (5) a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O projeto (PLS 337/2016 - Complementar), do senador Cristovam Buarque (PPS-DF), condiciona a chamada cooperação federativa ao aceite da União.

Leia mais...

BRASÍLIA - DF - Crianças e adolescentes de 0 a 19 anos devem praticar atividade física diariamente e passar o menor tempo possível em frente a telas de tablets, computadores ou televisão. A recomendação está no guia lançado hoje (27) pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com orientações inéditas para promover a atividade física desde a infância e combater a obesidade e outros problemas de saúde decorrentes do sedentarismo.

Leia mais...

BELO HORIZONTE - BA -A elaboração da Base Nacional Curricular Comum do Ensino Infantil e Fundamental está em sua fase final. A terceira versão elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) está sendo analisada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), que ainda poderá fazer modificações antes de devolvê-lo à pasta para a homologação. Ao fim desse processo, o documento será referência obrigatória no país para que as escolas desenvolvam seus projetos pedagógicos e elaborem currículos para o ensino infantil e fundamental.

Leia mais...

RIO DE JANEIRO - RJ - A equipe da Coreia do Sul venceu a 58ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2017), que reuniu 112 países no Rio de Janeiro e pela primeira vez foi realizada no Brasil, país que terminou a competição em 37ª lugar, com duas medalhas de prata, uma de bronze e duas menções honrosas.

Leia mais...

CURITIBA - PR - Os interessados em fazer o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) podem se inscrever a partir desta segunda-feira (07.08). As provas são para pessoas que não concluíram seus estudos e agora desejam obter certificação no Ensino Fundamental ou Ensino Médio. As inscrições vão até o dia 18 de agosto, e as provas serão aplicadas no dia 22 de outubro, um domingo. O site para a inscrição pode ser acessado AQUI.

Leia mais...

SÃO PAULO - SP - O posto de número um entre as 81 melhores instituições de ensino superior da América Latina passou a ser ocupado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), invertendo  classificação de 2016, que tinha a Universidade de São Paulo (USP) na liderança e a Unicamp no segundo lugar, de acordo com ranking mundial divulgado hoje (20) pela instituição britânica Times Higher Education (THE).

Leia mais...

RIO DE JANEIRO - RJ - A Universidade Federal Fluminense (UFF) está prestes a aderir a um novo programa que vai agilizar a tramitação de documentos, permitindo sua autenticidade e assinatura via certidão digital.

A ser implantado em outubro, o novo sistema eletrônico de informações (SEI) vai dar mais transparência às ações da instituição, reduzir os custos

Leia mais...

BRASÍLIA - DF - O teto de gastos federais para 2017 subirá R$ 7 bilhões por causa de uma mudança na forma de registrar despesas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A mudança também aumentará o déficit primário - resultado negativo das contas do governo sem o pagamento de juros da dívida pública - do Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central), mas o impacto sobre o resultado primário só será divulgado no fim da semana, quando o governo divulgará a programação do Orçamento para este ano.

Leia mais...

BRASÍLIA - DF - As escolas que ainda não enviaram suas informações sobre matrícula inicial têm até hoje (31) para acessar o sistema Educacenso e realizar a declaração. Os dados os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, para o Censo Escolar, devem ser enviados até as 23h59 por todas as escolas participantes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017.

Leia mais...

RIO DE JANEIRO - RJ - A 58ª Olimpíada Internacional de Matemática será iniciada amanhã (17) no Rio de Janeiro reunindo mais de 600 estudantes de 112 países. É a primeira vez que o evento é realizado no Brasil e a quarta vez que passa pela América do Sul, desde que foi criado em 1959. A promoção, a ser encerrada na terça-feira, terá seis estudantes de ensino médio de cada país. Para eles, serão apresentados seis problemas matemáticos de difícil resolução.

Leia mais...

Mais artigos...