Começa a circular na Argentina a nova cédula de 200 pesos

Economía
Ferramentas
Estilo

ARGENTINA - Já começou a circular em todo o país a nova cédula de 200 pesos. O anuncio foi feito pelo Banco Central da Argentina. A nova nota faz parte da família lançada pelo país vizinho, após a inflação galopante. Também já circulam no país as novas notas de 20, 50, 100 e 500 pesos. O Banco Central informou ainda, que em breve será colocado no mercado notas de mil pesos. As novas notas de peso trazem no verso desenhos de animais da fauna argentina: na cédula de 20 pesos figura o guanaco ou llama que representa a Patagônia. A nota de 50 pesos traz o condor, representando a cordilheira andina.

A cédula de 100 mostra a taruca, um cervo existente na região noroeste do país e a de 200, que é inédita, presta uma homenagem à baleia franca austral. A onça pintada, existente no Parque Nacional do Iguaçu, está retratada na nota de 500 pesos. No nota de $1000, a maior cédula, estará o hornero, cavalo que representa o chefe-maior da raça crioulo da América do Sul.

Os argentinos receberam as novas cédulas com alegria e preocupação. Apesar da inflação, as notas novas irão facilitar a vida dos bancos e consumidores, que hoje precisam usar sempre uma grande quantidade de notas devido ao baixo valor de compra da nota de 100 pesos.

Mas o lado negativo foi a decisão do governo de Maurício Macri de retirar de circulação as notas que homenageavam a soberania argentina sobre as Ilhas Malvinas, ocupadas hoje pela Inglaterra, e importantes figuras da história política do país, como Evita Perón e o General José de San Martín.

Foto: divulgação BCA

 

Adicionar comentário

Os comentários não representam a opinião do Jornal/Portal do Iguassu, sendo de total responsabilidade de seus autores. Os usuários do Portal podem comentar os artigos e os comentários de outros usuários. Não há um limite preestabelecido de comentários por artigo, no entanto, os moderadores podem, a qualquer momento, encerrar os comentários, se um determinado artigo estiver causando discussão exagerada ou fora do assunto tema.
Palavra ofensivas, de baixo calão ou desrespeitosas, ocasionarão o bloqueio do IP do usuário. Usuários bloqueados, cujo acesso se der através de redes corporativas, provocarão o bloqueio de toda a rede, impedindo o acesso dos demais usuários. Uma vez bloqueado, o IP só será liberado após identificado o usuário que tiver infringido as regras de postagem.


Código de segurança
Atualizar